Testemunhos da Missão de Semana Santa

Testemunhos da Missão de Semana Santa
29 de abril de 2018
Mãe e Mulher: Dons Necessários
10 de maio de 2018

Daniela Lemos – Missionária da Comunidade Filhos de Maria

Eu sou Daniela Lemos, consagrada e em missão na Guiné-Bissau! Aqui, além dos apostolados da Comunidade, trabalho no hospital como enfermeira. E uma das pessoas que atendia era tia Angelina. Após algum tempo fazendo o curativo dela no hospital, me ofereci para fazê-lo em casa (para facilitar o deslocamento dela). Tem sido assim por quase um ano.

Nesta Páscoa, Deus me deu de presente um filho, minha primeira afilhada!

Me fez contemplar o mistério do Tríduo Pascal. O Lava pés, em que o Senhor nos ensina o ‘mandato’ de amor e serviço, em que me recordei que todos os dias eu lavava o pé de tia para fazer o seu curativo, vivendo ali neste pequeno gesto esse mandamento de amor… A maternidade espiritual gerada na Cruz no ‘Mulher eis aí teu filho, filho eis aí tua mãe’ (Jo 19,26-27) é a nova vida recebida no batismo a partir da ressurreição do Cristo!

Uma grande graça, depois de acompanhá-la quase durante um ano, todos os dias vindo aqui em casa para fazer seu curativo. Ver o seu sorriso e a alegria nos seus olhos pelo sacramento recebido foi emocionante!

Letícia Fagundes – Missionária da Comunidade Filhos de Maria

Meu nome é Letícia, sou Discípula de II Ano da Comunidade Filhos de Maria, recentemente fui remanejada para o Núcleo de Missão de Quixadá- CE. Nos últimos anos, passei a Semana Santa em comunidades rurais de cidades do Norte de Minas, fazendo visitas porta-a-porta e preparando as celebrações litúrgicas do Tríduo Pascal, nesse ano tive a oportunidade de vivenciar o Tempo Quaresmal em outro campo missionário.

Cheguei em Quixadá nos primeiros dias da Quaresma, refleti nesses 40 dias os meus propósitos quaresmais e a minha nova realidade missionária, nas sextas-feiras da Quaresma aqui tem se a tradição de se  realizar a meditação da Via Sacra nas ruas do bairro, nessa oportunidade  fui meditando os passos de Jesus na sua Via dolorosa, trazendo no coração as diversas realidades que vivenciei em cada estação, quando vi o Cristo nos doentes, nas crianças, na falta de recursos  e também onde Ele ainda precisa ser anunciado e acolhido.

Juntamente com os demais membros da missão ,vivenciei toda a Semana Santa na Paróquia Santa Teresinha,  no Domingo de Ramos participamos da procissão e Missa na Quinta-Feira Santa iniciou-se o Tríduo Pascal após a Missa, houve a transladação Santíssimo Sacramento e ajudamos na Adoração  até 00:00h.  Bem cedinho na Sexta, pude viver com povo daqui a sua religiosidade e tradição  na Via Sacra Dramatizada na subida do Santuário Imaculada Rainha do Sertão, foi uma experiência única onde refleti sobre o meu chamado, aos pés da cruz nasceu a minha vocação, às 15h fomos os responsáveis pela liturgia da Celebração da Paixão do Senhor, no Sábado Santo a Celebração da Vigília Pascal foi emocionante, consegui viver cada momento na sua plenitude, no momento do canto do glória fiquei emocionada e grata ao Bom Deus por chamar-me a ser um louvor de glória,  através da liturgia da palavra contemplei o Amor e a fidelidade de Deus, que se estende por toda história da Salvação, renovei as minhas promessas batismais e o meu Sim a Deus.

Neste Domingo de Páscoa, iniciou-se a festividade de Jesus Misericordioso na Igreja da Misericórdia, ela faz parte da Paróquia Santa Teresinha e  somos responsáveis pela zeladoria e funcionamento da Igreja, no Domingo durante o dia organizamos a Igreja para a Santa Missa de Páscoa e abertura do festejo de Jesus Misericordioso que se estenderá até o próximo domingo, tem sido um tempo de graça e vivo a Oitava à proclamar todos os dias:

“Somos nos este povo alcançado por tua luz /  fruto da tua obra na cruz /  O Senhor nosso Deus / que merece o louvor, todo nosso amor / É o Rei que venceu, ao Cordeiro / a vitória, o poder, honra e glória / Ressuscitou, ressuscitou”

Danúbia Fernandes – Missionária da Comunidade Filhos de Maria

Eu sou Danúbia Fernandes e sou Anawin na Comunidade Filhos de Maria.

Sou missionária em Paripiranga/BA. Realizamos o musical “A Paixão de Cristo” com a participação de muitos jovens paripiranguenses. Foi uma experiência única, a adesão de cada jovem e a disponibilidade de tornar o Amor amado. Neste ano foi diferente pois contamos com  a interação de artistas da região também.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *