Novembro Azul

Outubro: Mês Missionário
28 de outubro de 2019
Laudato Si: Parte 1
8 de novembro de 2019

Novembro Azul

Novembro Azul
Org.: Alessandra Maria Nobre (Psicóloga e voluntária da Clínica Filhos de Maria)

O mês de novembro, é marcado pelo movimento mundial que tem o objetivo de destacar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. O “Novembro Azul” teve origem em 2003, na Austrália e tem atuado para alertar sobre o cuidado com a saúde, por parte da população masculina. No Brasil, o Ministério da Saúde colocou-se favorável à abordagem integral da saúde dos homens.

A doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA).  Embora seja um acontecimento comum, por medo de constrangimento ou por desconhecimento muitos homens preferem não dialogar sobre esse assunto. Este comportamento pode retardar a detecção da enfermidade e o tratamento adequado.

Na fase inicial, o câncer de próstata pode não apresentar sintomas e quando apresenta, os mais comuns são dificuldade de urinar (demora em começar e terminar de urinar), sangue na urina, diminuição do jato de urina e também necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.

Na presença de sinais e sintomas, recomenda-se a realização de exames. A doença pode ser confirmada após a biópsia, que é indicada pelo médico ao ser identificado alguma alteração no exame de sangue (PSA) ou no toque retal – o médico avalia tamanho, forma e textura da próstata.

Sendo assim, há fatores que podem aumentar as chances de um homem desenvolver câncer de próstata, tais como: idade (a partir dos 50 anos), histórico de câncer na família (pai, irmão ou filho), sobrepeso e obesidade.

Desse modo, hábitos saudáveis são medidas de proteção e prevenção ao câncer de próstata como, por exemplo, uma alimentação balanceada, manter o peso corporal adequado, praticar atividade física regular, não fumar e evitar o consumo de bebidas alcoólicas.

As opções de tratamentos são amplas e a escolha mais adequada é feita individualmente por médico especializado, caso a caso, após definir quais os riscos, benefícios e melhores resultados para cada paciente, conforme estágio da doença e condições clínicas do paciente. Todas as modalidades de tratamento são oferecidas, de forma integral e gratuita, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Por conseguinte, a conscientização e a desmistificação sobre o câncer, auxiliam e contribuem de forma sistemática para a prevenção e a busca pela qualidade de vida.

NOVEMBRO Azul, INCA e Ministério da Saúde alertam para a saúde do homem. Instituto Nacional de Câncer, 2019. Disponível em: <https://www.inca.gov.br/noticias/no-novembro-azul-inca-e-ministerio-da-saude-alertam-para-saude-do-homem >. Acesso em: 21 de out. de 2019.

CÂNCER de próstata: causas, sintomas, tratamentos, diagnóstico e prevenção. Ministério da Saúde, 2019. Disponível em: < http://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/cancer-de-prostata >. Acesso em: 21 de out. de 2019.

– – –

Este texto apresenta um tema seguindo o calendário de ênfases mensais dadas pelas organizações de saúde.

Ele faz parte das ações da Clínica Filhos de Maria que funciona de segunda a sexta das 14 às 21 horas na Casa Mãe de Misericórdia (Rua Sílvia Teixeira, 195, Jardim Panorama) e oferece atendimento gratuito para a população carente. Os atendimentos são realizados com agendamento. Os agendamentos podem ser feitos pelo telefone 3216-9631 ou pessoalmente na Casa Mãe de Misericórdia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *