Formação Espiritual Lectio Divina – Parte III

 

MEDITAÇÃO – Que o texto me diz?

 

O segundo passo de nossa Leitura Orante da Palavra que vamos aprender é a meditação. Nesse momento, relemos a Palavra deixando que o Espírito Santo revele como nossa vida necessita, real e concretamente, do trecho lido. Meditar, pois, é reler, calmamente, o trecho proposto, confrontando-o com os acontecimentos do dia-a-dia, para nos converter e dar os furtos do Espírito (BEZERRA, 2001).Esse é momento de “ruminarmos” a Palavra, dialogarmos com ela.

Se na etapa anterior, a leitura, a pergunta era "o que o texto diz", agora, na meditação devemos nos questionar: “o que este texto diz para mim"?

Iniciamos aí o diálogo com a leitura, deixando que seu sentido penetre em nós, em nossa vida. “Como Maria, rumine o que escutou (Lc 2,19.51), e assim descobrirá que a Palavra de Deus está muito perto de ti: está na tua boca e no teu coração, para que a ponhas em prática (Dt 30,14)” (MESTERS e BROILO).

O cardeal Carlo Maria Martini nos fala um pouco sobre o que seja uma real meditação da Sagrada Escritura: "Busca-se fazer aflorar o valor central, a mensagem específica em referência à história, ao contexto e à situação. O homem, encaminhado para o descobrimento de seu eu autêntico e para a busca de Deus, toma as atitudes que transparecem da página que está meditando. Na Lectio Divina, o cristão deve perguntar-se: como minha vida, minha ação, meu apostolado se tornam palavra de Deus à luz desta definitiva palavra de Deus que é Jesus Cristo presente na Escritura? A Escritura fala ao homem, exprime os tesouros mais profundos do coração humano, as inquietações, os sofrimentos, as aspirações, os desejos: cada um se lê a si mesmo na Bíblia".

Enfim, “o ler a Bíblia, tenha bem presente que seu texto não é só janela por onde você olha para saber o que aconteceu com os outros no passado; é também um espelho, um ‘símbolo’ (Hb 11,19), onde você olha para saber o que está acontecendo com você (I Cor 10,6-10). A  Lectio Divina é como a chuva mansa que, aos poucos, vai fecundando o terreno (Isa 55,10-11). Entrando em diálogo com Deus e meditando a sua palavra, você cresce como árvore plantada à beira dos córregos (Sl 1,3). Você não vê o crescimento, mas perceberá o resultado no encontro renovado consigo, com Deus e com os outros. Diz o canto “é como a chuva que lava, é como o fogo que arrasa, Tua Palavra é assim, não passa por mim sem deixar um sinal” (DUTTO e HAYDEN, 2003).

Então, vamos praticar? Em sua oração pessoal, dia a dia, exercite o que acabos de aprender. Em breve, veremos mais um passo de nossa Lectio.

 

 

 

 

Autor:

Alysson Henrique - Anawin da Comunidade Filhos de Maria
























COMENTÁRIOS (0)

Deixe seu comentário

Nome (obrigatório)

Insira seu Nome.

E-mail (não será publicado) (obrigatório)

Insira seu e-mail.
E-mail inválido.

Mensagem:
 Insira um valorExceeded maximum number of characters.

Digite o código acima:
Digite o código.