Rezar o Pai-Nosso

 

Não há necessidade de desperdiçar muitas palavras para rezar: o Senhor sabe  o que lhe queremos dizer. O importante é que a primeira palavra da nossa prece seja «Pai». Foi o conselho de Jesus aos apóstolos que o Papa Francisco relançou na manhã de quinta-feira, 20 de Junho, durante a missa presidida na capela da Domus Sanctae Marthae.

 

O Papa  afirmou também que a oração não deve ser considerada uma fórmula mágica: «A oração não é algo mágico; não se faz magia com a oração». Narrando, como faz de costume, a sua experiência pessoal, disse que nunca se dirigiu a bruchas que prometem magias mas soube o que acontece em encontros deste tipo: desperdiçam-se tantas palavras para se obter «às vezes a cura, ou outras coisas» com a ajuda da magia. E advertiu «isto é pagão».

 

Então, como devemos rezar? Foi Jesus quem no-lo ensinou: «Diz que o Pai que está nos céus “sabe o que precisamos, ainda antes que lho peçamos”». Portanto, a primeira palavra seja «”Pai”. Esta é a chave da oração. Sem dizer, sem sentir esta palavra, não se pode rezar» explicou o bispo de Roma. E perguntou-se: «A quem rezo? Ao Deus Todo-Poderoso? Está demasiado distante. Não o ouço, nem Jesus o ouvia. A quem rezo? Ao Deus cósmico? Mais ou menos habitual nestes dias, não? Rezar ao Deus cósmico. Esta modalidade politeísta que tem origem numa cultura superficial».

 

Ao contrário, devemos «rezar ao Pai», àquele que nos criou. E não só: é preciso rezar ao Pai «nosso», isto é, não ao Pai de um genérico e demasiado anónimo «todos», mas àquele «que nos gerou, nos deu a vida, a ti, a mim», como pessoa única, explicou o Pontífice. É o Pai «que nos acompanha no nosso caminho», que «conhece toda a nossa vida, toda»; àquele que sabe o que «é bom e o que não é tão bom. Conhece tudo». Mas ainda não é suficiente: «Se não começarmos a oração – frisou – com esta palavra não pronunciada pelos lábios, mas dita com o coração, não podemos rezar como cristãos».

Fonte: L’Osservatore Romano

Autor:

Papa Francisco
LOsservatore Romano
COMENTÁRIOS (0)

Deixe seu comentário

Nome (obrigatório)

Insira seu Nome.

E-mail (não será publicado) (obrigatório)

Insira seu e-mail.
E-mail inválido.

Mensagem:
 Insira um valorExceeded maximum number of characters.

Digite o código acima:
Digite o código.