Chamado sacerdotal

Agosto Dourado
1 de agosto de 2019
Setembro Amarelo
6 de setembro de 2019

Chamado sacerdotal

Agosto é o mês das vocações! A cada domingo, a igreja nos convida a meditarmos uma vocação específica. O Papa Francisco nos lembra que vocação é sempre um dom para nós e para o próximo, “A todos nós, o Senhor dá uma vocação para nos fazer descobrir os talentos e as capacidades que possuímos a fim de colocá-los ao serviço dos outros.”

Neste primeiro domingo, meditamos pelas vocações ao ministério da ordem, os sacerdotes. Por isso, se comemora o Dia do Padre. Desejamos muitas felicidades e santidade a todos os chamados para esta vocação de doação e serviço. Contem com nossas orações!

Confira a seguir o texto de Padre Alan Veloso, coordenador do Serviço de Animação Vocacional (SAV) da Arquidiocese de Montes Claros sobre este tema.

 

 

Vocação Serviçal

O chamado sacerdotal se realiza plenamente no serviço, afinal, não foi assim que Jesus nos ensinou naquele dia que instituiu o ministério ordenado? Dando o grande exemplo do serviço, lavando os pés dos seus discípulos?

 

Não se pode mais olhar para esse chamado, como algo real e sublime, com os óculos deste mundo, a realeza se dá na entrega, no amor até o fim, como assim se inicia o evangelho da noite em que Jesus dá à humanidade a graça do ministério ordenado, a vocação específica do sacerdócio é essencialmente entrega gratuita e generosa, para isso somos chamados a confiar no Cristo que nos convida, e confiar é algo mais profundo que a generosidade, somos generosos com nossa vocação quando damos a Deus e aos homens os nossos dons, generoso é quem dá do que tem, quem confia não dá o que tem, mas dá a si mesmo, o chamado ao presbitério é uma aliança conjugal, onde somos chamados a nos entregar a Ele sem reservas, para nos tornar obra das mãos de Deus à humanidade. Mais que fazer boas obras, precisamos nos tornar, nós mesmos, obra de Deus.

Ao recordar o chamado, cheio de ternura de Deus, só lembro-me de uma frase: “você quer ser padre?”. Essa pergunta ressoou em meu coração por alguns anos, até não dar conta de fugir mais, então aceitei obedecer à voz que sussurrava no coração, e só se obedece quem escuta com atenção, no silêncio a voz de nosso Senhor ecoou e não pude mais andar na contra mão de minha vida, e assim pude responder com verdade a voz do Amor que toma conta de tudo em nós.

 

Por fim, faço um convite em nome do SAV, Serviço de Animação Vocacional (@savmoc), a todos os jovens rapazes, a se permitir escutar com atenção a voz do Amor no nosso II Encontro Vocacional que acontecerá do dia 16 a 18 de agosto no Seminário Maior Imaculado Coração de Maria, venha escutar esse “Deus que chama em comunidade”.

 

Nossa fundadora, Érika Vilela, nos diz que “Todo chamado começa assim: Deus me chama e eu respondo.” Não tenha medo de responder ao seu!

Você que é de outra diocese e também sente em seu coração este desejo, procure o Serviço de Animação Vocacional de sua Igreja local. Não deixe de responder!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *