Bíblia: presente e presença de Deus

Um oásis no meio do deserto
22 de setembro de 2018
Outubro: Mês do Rosário
13 de outubro de 2018

Bíblia: presente e presença de Deus

Setembro é o mês da Palavra. Neste mês, somos convidados a refletir a importância da Palavra em nossas vidas. Mais ainda, de nos aproximar desse Deus maravilhoso que escolheu ser presente e presença em nossa história. Uma das formas de oração com a Palavra mais conhecidas é a Lectio Divina ou Leitura orante da Palavra. Este método consiste de alguns passos a seguir durante a leitura da Bíblia e um caderno, que será o seu diário espiritual, para anotar os frutos da sua oração, os trechos que mais lhe chamaram a atenção naquele dia.

Confira a seguir algumas orientações de nossa fundadora, Érika Vilela, sobre este método de oração:

A Lectio é um caminho em quatro passos. Vamos conhecê-los?

  1. Leitura: A leitura da passagem da Escritura com humildade e em espírito de oração é fundamental para os passos seguintes e não pode ser feita de forma apressada. Por isso, é conveniente começar com uma oração pedindo ao Espírito Santo que “o guie em toda a verdade.” (João 16,13)

Leia a passagem lenta e atentamente. Tenha a mão seu diário espiritual e um lápis. Sublinhe ou anote as palavras ou frases que lhe despertarem a atenção. Tome nota de quaisquer perguntas que lhe ocorram. Leia a passagem várias vezes e em voz alta. Dê a si próprio tempo para compreender e apreciar o que é dito.

  1. Meditação: A meditação aprofunda a nossa apreciação da passagem e ajuda-nos a explorar as suas riquezas. Lemos em II Timóteo 3,16 que “Toda a Sagrada Escritura é inspirada por Deus e serve para ensinar, convencer, corrigir e educar…”. Assim, abeire-se da Escritura com fé, esperando que Deus lhe fale. Ele poderá revelar-lhe algo de si próprio. Ele poderá evidenciar alguma atitude ou comportamento que precise ser mudado. Poderá mostrar-lhe alguma promessa que o anime e o fortaleça.

Vejamos algumas sugestões de abordagem que podem ser úteis.

– Use a imaginação. Visualize a passagem, coloque-se na cena e faça parte da história. Veja as coisas pelos olhos das outras personagens, ouça o que elas dizem, observe as suas reações e imagine como se sentem. Volte continuamente a Jesus. Conheça-o, encante-se e deixe-se fascinar por Ele, pelas Suas palavras, pelos Seus atos, pela forma como Ele responde — por tudo acerca Dele.

– Faça perguntas. Use as suas próprias perguntas para pensar mais profundamente na passagem e no que Deus quer dizer-lhe. Pergunte a Jesus por que é que Ele fez e disse aquilo. Procure perceber as Suas razões e intenções. Dê tempo ao silêncio, para ouvir e acolher a Sua resposta. Deixe que a Palavra seja um espelho. Quando lemos a Bíblia, ela revela-nos mais acerca da vida cristã e onde a nossa precisa ser mudada. Vemos como a Palavra de Deus se aplica a nossa vida cotidiana, enquanto pessoas e como parte de uma comunidade e da sociedade. Encontraremos promessas, desafios e exigências. Se deixarmos, Deus irá alimentar-nos e libertar-nos para que nos tornemos plenamente humanos e cheios de vida.

  1. Oração: A oração inicia uma conversa entre nós e Deus. Nos Salmos vemos como os seus autores abrem o coração a Deus, misturando, muitas vezes, esperanças e medos. Deus aprecia a nossa honestidade. De qualquer maneira, não podemos esconder-Lhe nada. Podemos usar as nossas próprias palavras para termos uma conversa de coração para coração com um amigo muito especial. Através da oração respondemos à luz da Palavra de Deus, sobre a forma como vivemos as nossas vidas. Agora podemos apresentar a Deus o que acontece nas nossas próprias vidas e na nossa comunidade. Falamos e escutamos, escutamos e refletimos — é uma conversa com Deus.
  2. Contemplação: A contemplação proporciona um tempo de comunhão íntima com Deus. Fique imóvel diante de Deus e convide-o a entrar. Poucas palavras, se é que algumas serão precisas. Desfrute do tempo em que está na Sua presença. Limite-se a estar com Ele e deixe que Ele o ame. Deixe que Ele refresque a sua alma.

Esse encontro é precioso, único, irrepetível, é amoroso, não o perca ou desperdice!

Prepare-se, silencie, dê atenção para com Quem está falando.

Escute-o!

Verá que será uma aventura inesquecível todas as vezes!

Érika Vilela, fundadora da Comunidade Filhos de Maria (@erikavilelacfm)
Trecho adaptado do livro “Eis-me Aqui: Vou ser Amor! Volume 01”- Pg. 09-13

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *