Agosto Dourado

Amor que cura
15 de julho de 2019
Chamado sacerdotal
3 de agosto de 2019

Agosto dourado: Aleitamento materno

Org.: Alessandra Maria Nobre (Psicóloga e voluntária da Clínica Filhos de Maria)

Na quarta-feira (31/07), o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, lançou em Brasília, a Campanha Anual de Incentivo à Amamentação. A ação marca o início da Semana Mundial de Amamentação 2019, que ocorre na primeira semana de agosto, em mais de 170 países.

Oficialmente lançado em 2017, o Agosto Dourado foi criado pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) com base na semana do aleitamento materno. Este mês é dedicado à intensificação das ações de promoção, proteção e apoio. Desse modo, o Brasil tem investido em ações de saúde pública para garantir uma melhor assistência às mães e bebês, inclusive na regulamentação de leis que promovem e protegem o aleitamento materno.

 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) acredita que o aleitamento materno é a maneira ideal para fornecer às crianças os nutrientes que necessitam para um desenvolvimento saudável. Este ato pode reduzir os riscos de hipertensão, colesterol alto, diabetes, sobrepeso e obesidade na vida adulta. Por isso, é considerado um dos melhores investimentos para salvar vidas e melhorar a saúde e o desenvolvimento dos indivíduos. Sendo assim, o ideal é que as crianças sejam amamentadas até os dois anos ou mais e de forma exclusiva até o sexto mês de vida.

 

Além dos benefícios orgânicos, a amamentação favorece o emocional, pois o ato aproxima os laços da mãe com a criança e cria um vínculo único. O ganho desse contato é explicado através do aumento da liberação de oxitocina, hormônio que gera um sentimento de satisfação e proporciona maior segurança com a maternidade. Portanto, a amamentação é um ato de cuidado e amor.

Quer saber mais sobre esta campanha, confira no link a seguir maiores detalhes.

Fonte:

MENDES, Amanda. Saúde lança Campanha de Amamentação e amplia rede de assistência. 2019. Disponível em: http://www.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/45633-saude-lanca-campanha-amamentacao-e-amplia-rede-de-assistencia. Acesso em: 31/07/2019.

Quer ajudar na divulgação desta campanha? Confira o material dela neste link.

 

Este texto é apresenta um tema seguindo o calendário de ênfases mensais dadas pelas organizações de saúde do Brasil: o aleitamento materno.

Ele faz parte das ações da Clínica Filhos de Maria que funciona de segunda a sexta das 14 às 21 horas na Casa Mãe de Misericórdia e oferece atendimento gratuito para a população carente. Os atendimentos são realizados com agendamento. Os agendamentos podem ser feitos pelo telefone 3216-9631 ou pessoalmente na Casa Mãe de Misericórdia (Rua Sílvia Teixeira, 195, Jardim Panorama).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *